quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ser livre


Sei que estou muito filosófica nos últimos dias, mas: fazer o quê? Escrevo sobre o que sinto. E...ponto.

O que é ser livre? Nascemos livres: de cordão umbilical, de uma placenta, de roupas. Dependemos do seio da mãe, da proteção do pai, de alguém que cuide de nós.

Ao longo de nossa vida, vamos nos tornando mais independentes. E quando estamos totalmente livres dos laços anteriores, quando podemos viver por nossa conta e risco, escolhemos que precisamos nos prender a algo ou alguém. Seja um trabalho fixo, uma casa que seja nossa, uma namorado (futuro marido), alguns filhos... Se somos livres, por que queremos nos prender?

Li agora há pouco um texto no blog do Paulo Coelho, e tal qual o autor, resolvi dar um "crtl C, crtl V " aqui porque, segundo o próprio Coelho, os textos dele não são dele, são de alguém. Então lá vai:

Do objeto do amor

Postado por Paulo Coelho em 11 de Janeiro de 2009 às 00:30

Sartre costumava dizer: “a liberdade do homem consiste em escolher a própria escravidão”. Nós lemos isso, e pensamos: “bem, parece que ele tem razão”.

Trabalho oito horas por dia, e se for promovido, passarei a trabalhar doze horas. Casei-me, e agora não tenho mais tempo para mim mesmo. Procurei Deus, e sou obrigado a ir a cultos, missas, cerimônias religiosas. Tudo que é importante nesta vida - amor, trabalho, fé - termina se transformando em um fardo pesado demais”.

É isso...o texto tem a ver com o que estou sentindo hoje.

Faxineira Ponto G

0 comentários: