segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Deus te facilite
Quem ainda pede a benção aos pais? Quando criança era comum pedirmos a bênção a todos os parentes: pais, avós, tios. Lembro-me que eu juntava as mãos como em oração e dizia: _ A benção, pai (avô, tio e tia).....
Vovô Neco e minhas tias
E a resposta era sempre a mesma: "Deus te abençõe, minha filha". Quase todo mundo dizia assim, menos o meu avô. Com mais de 10 netos, meu avô, ou vovô, como era conhecido pelos netos, tinha uma forma personalizada de abençoar cada um de nós.
Conforme o tamanho da fila de netos, ele ia dando a nós o que achava necessário. A alguns era o simples "Deus te abençõe", a outros era "Deus te dê saúde", "Deus te dê juízo", "Deus te dê vergonha" e, por fim, o que eu mais gostava: "Deus te facilite".
Vovô Neco e minhas tias
Hoje a bênção é mais simples. É mais um cumprimento mesmo e só peço ela a meus pais. Mas nunca me esqueci do "Deus te facilite" do meu vovô. Aliás, adorava chamá-lo assim: vovô. Quando ele pedia que Deus nos facilitasse, ele pedia tudo e desejava tudo. Quando quero ganhar um dinheiro extra, logo me lembro do "Deus te facilite", quando quero namorar alguém, ou um trabalho que preciso ou uma viagem...
É engraçado que tenhamos perdido o hábito de pedir bençãos...Não são os humanos (pais, avós, tios) que nos abençoam...eles apenas com a autoridade que têm sobre nós, pedem a Deus que o faça. E é estranho que não precisemos mais...ou que nos esqueçamos disso. Eu ainda preciso que Deus me facilite, mesmo que não tenha mais meu vovô para me dizer isso....talvez eu leve isso adiante com meus filhos e netos e, imitando meu avô, crie a cada um deles uma forma única de dizer-lhes que com minha benção eu os amo.
4 comentários:
Deus te facilite, Vô Neco!!!
25 de novembro de 2008 às 10:23Sem dúvida Sra. Ponto G., haveremos de nos espelharmos nas espécies raras como vovô Neco.
Asas ao nobre anjo!
Eu peço benção até hj.
28 de novembro de 2008 às 07:01E minha mãe me cobra as vezes...
Acho legal... mal não faz.. e vai que Deus escuta n[é não?
Deus te facilite, amiga! rs
29 de novembro de 2008 às 19:47Lindo que escreveu. Apesar de nao ter autoridade sobre sobre, desejo imensamente que Deus a facilite com textos deliciosos. Seu vovo esta feliz com seu carinho, atencao e respeito!!!
3 de janeiro de 2009 às 12:34Postar um comentário