quinta-feira, 17 de maio de 2012

Com que xampu eu vou....

Se agente comprasse xampu só pelo rótulo seria mesmo uma tarefa dificílima. É que são tantas funções e tantas promessas que fica até difícil escolher uma só.


Eu, por exemplo, para o meu tipo de cabelo, teria que levar pelo menos uns 4: um pra cacheado, outro pra ressecado, quimicamente tratado e anti frizz.Acabo, então, é sempre ficando de olho na dica das amigas ou vou testando e já tenho a minha lista de favoritos.

Passeando por alguns sites de especialistas na web encontrei essas dicas bem práticas para ajudar a descobrir onde o nosso cabelo encaixa:
  • Cabelo normal é aquele que tem brilho, movimento e boa elasticidade.
  •  Cabelo oleoso é aquele que, se ficar um dia sem lavar, fica grudado na cabeça e com aparência gordurosa. Cuidado: é normal seu cabelo ficar oleoso após alguns dias sem lavar. Não vá confundir as coisas!
  •  Cabelo seco é aquele que, por ação natural (sol, praia, piscina) ou por ações mecânicas (secador, prancha), perdeu seu brilho e movimento.
  •  Cabelo ressecado é aquele que sofreu agressões externas, seja por químicas em excesso, seja pela junção de vários fatores (alisamento prancha piscina…), mas ainda não está danificado.
  •  Cabelo danificado é aquele que, depois de sofrer vários tipos de agressões por determinado tempo, começa a quebrar, perder a elasticidade, não tem mais brilho, tem pontas duplas e não tem mais movimento.

 É lógico que podem haver misturas como raiz oleosa e ponta secas ou raiz normal e pontas danificadas. O importante é saber o que usar e ficar de olho nestes detalhes também:
  • Em casos de problemas mais graves com o cabelo tipo queda excessiva, micose, etc. O xampu é como remédio, somente será receitado por um profissional após o exame dos fios e do couro cabeludo.
  • O aparecimento de ardência, irritação, coceira, vermelhidão ou feridas após o uso de determinado xampu sinaliza a inadequação do mesmo.
  • O PH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6 e o PH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7. 
  • Se o PH for maior que 7, as cutículas se abrirão mais. É o caso dos xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar.
  • No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o PH do xampu deverá ser ácido. 
E para tratar vão aqui as dicas finais:

FALTA DE BRILHO
Segundo o dermatologista Valcenir Bedin, você pode combater o problema usando xampu antirresíduo uma vez a cada quinze dias.
Procure no rótulo por: Ceramidas, Queratina, Silicone, Vitaminas.

RESSECAMENTO
Evitar esse vilão do cabelo bonito é fácil: basta escolher um produto que hidrate e reduza a perda de água.
Procure no rótulo por: Aloe vera, Ceramidas, Colágeno, Lanolina, Manteiga de Karité, Pantenol, Queratina.

OLEOSIDADE
Os xampus modernos usam substâncias naturais como ativos adstringentes para controlar a gordura. 
Procure no rótulo por: Alecrim, Algas marinhas, Argila, Arnica, Extrato de limão, Hortelã, Jaborandi, Menta.

FRIZZ
Um bom produto deve conter ingredientes que domam o volume e eliminam a eletricidade. 
Procure no rótulo por: Aloe Vera, Lanolina, Manteiga de karité.

QUEDA
A queda de cabelos significa que algo não vai bem, por isso, é necessário descobrir o motivo. O xampu ajuda no tratamento, limpando o couro cabeludo. 
Procure no rótulo por: Argila, Jaborandi, Jojoba, Melaleuca.

FIOS QUEBRADIÇOS
Para combater o aspecto de palha do cabelo quebradiço, use regularmente um xampu que favoreça o fortalecimento e a reparação dos fios. 
Procure no rótulo por: Manteiga de karité, Pantenol, Proteínas (há vários tipos no mercado), Queratina.

Fique sempre atenta ao rótulo do produto na hora de comprá-lo!

Outra dica super bem vinda é essa do vídeo da Paola Gavazzi. Assiste aí que eu garanto que na próxima vez que você for comprar xampu você vai olhar pra eles com outros olhos.






1 comentários:

Camila disse...

Muito obrigado pela informação! Eu tenho o cabelos descoloridos ea solucion. Depois de ler este blog, vou comprar novos produtos e resolver meus problemas. Beijos

10 de novembro de 2012 às 09:39