segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Happy Thanksgiving Day
Como no Brasil, esta segunda-feira, 12 de outubro, é feriado aqui no Canadá. Não é dia da criança ou de Nossa Senhora Aparecida, mas "Thanksgiving Day" ou "Dia de Ação de Graças" como conhecemos pelos desenhos e filmes. É um dia celebrado com a família ou com orações. Esse é um feriado típico americano e canadense (no Canadá é celebrado no segundo domingo de outubro e nos E.U.A, na terceira semana de novembro), basicamente um dia pra se reunir com a família ao redor de uma mesa farta.
Sobre a tradição do feriado
O Thanksgiving no Canadá é celebrado mais cedo que nos E.U.A. e isso se deve ao fato das colheitas aqui serem feitas antes. Estamos mais ao norte e o inverno aqui chega mais cedo.
Outro fato importante é que o Thanksgiving por aqui não é tão importante quanto nos E.U.A., famílias se reúnem, tem peru, torta de abóbora, mas pelo que me falam, o Natal ainda é a comemoração familiar mais relevante.
Existem três teorias que podem ter influenciado a comemoração do Thanksgiving no Canadá:
1) Os fazendeiros europeus celebravam o tempo da colheita quando ainda viviam na Europa; agradecendo a sorte, a boa colheita e a abundância de comida. E quando chegaram ao Canadá, mantiveram a influência e a tradição de tal agradecimento;
2) Por volta de 1578, o navegador inglês Martin Frobisher organizou uma cerimônia, na província de Newfoundland, para agradecer sua chegada (sã salva) às novas terras e outros colonizadores, ao chegar, faziam a mesma celebração de agradecimento;
3) A outra provável teoria veio do que viria a ser o futuro Thanksgiving nos E.U.A. Em 1621 os peregrinos celebravam a primeira colheita no ‘Novo Mundo’ e por volta de 1750 essa celebração foi trazida para a província de Nova Escócia pelos Americanos loialistas (americanos que apoiavam a coroa britânica e que fugiram dos E.U.A. para o Canadá no momento da independência dos E.U.A.). Nesse meio tempo, colonizadores franceses chegaram e também organizaram festas do Thanksgiving.
Conversa de amigos
Um amigo estava me contando, que nos lugares mais gelados, o Thanksgiving é como um Natal antecipado. Nas cidades onde neva muito, nem sempre as pessoas conseguem se encontrar ou reunir a família no natal, então, aproveitam esse feriado para reunir a família.
Almoço no Seniors Center
Na última quinta-feira os idosos do centro onde eu voluntario fizeram um almoço típico de Thanksgiving, com direito a peru, purê de batata, sala decorada com folhas de maples laranjadas e musica ao vivo: uma dupla fantástica de violino e violoncelo. Um almoço bem parecido com o nosso almoço de Natal.
Uma parte engraçada foi que durante um quiz (um jogo de perguntas) perguntaram aos velhinhos qual era o som que o peru fazia em português. Todos me olharam e morreram de rir quando eu disse que era "glu, glu, glu". Aqui, o peru faz algo com "gamble, gamble".
Ah! Também tivemos a tradicional torta de abóbora, que tem um sabor bem forte, não dá para comer muito mais que um pedaço ou dois, não. Essa eu aprendi a fazer. Leva canela, cravinho, gengibre e noz moscada, por isso tem um gosto tão forte.
A receita segue aí abaixo:
Ingredientes:
- 1 1/4 copo de purê de abobora
- 3/4 copo de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de chá de farinha de trigo
- 2 ovos batidos
- 1 copo de leite
- 2 colheres de água
- 1/2 colher de chá de noz moscada
- base de torta
Preparação:
Misture tudo em uma vasilha, coloque dentro da base da torta e asse em um forno pré-aquecido a 350º por mais ou menos 35 minutos ou até que a torta esteja firme.
A base de torta que eu faço e bem simples. Apenas misture 2 copos e meio de farinha de trigo com duas colheres de manteiga e 6 colheres de água e 1 copo de creme vegetal (pode usar manteiga também), misture tudo, amasse bem e faca a base da torta, coloque no forno por 5 minutos, só pra esquentar e coloque o recheio dentro.
0 comentários:
Postar um comentário