Como você lida com seu tempo

Imagem de Dalí. Um cara que desconsertava tudo. Até o tempo.


Vamos dar uma pausa para os assuntos moda, beleza, saúde, sexo e relacionamentos para falar de algo que tem que comportar tudo isto dentro de si: o nosso tempo.

Estar em vários lugares em curtos períodos de tempo, desenvolver diversas atividades em menos de um hora, ser produtivo e ainda assim ter vida própria, contato com o ser humano que somos, ao invés da máquina que nos exigimos ser.

Lidar com isto é o cotidiano de grande parte da população mundial.

Alguns dias parecem simplesmente loucura. Você chega no fim, já tarde da noite, olha para trás e não acredita que em 16 horas (isto levando em conta a minha rotina, que começa às 6h30 e termina por volta das 22h30) foi capaz de fazer tanto. Alguns dias são realmente recordes batidos sem que haja juiz ou juri para contabilizar e conceder premiações que seriam bem vindas e bem aplicadas em forma de tempo livre para as coisas importantes como amar, sonhar, sorrir, festejar, conversar à toa... e que muitas vezes ficam relegadas ao segundo plano, na loucura do trabalho, da luta pela sobrevivência e pelo conforto.

O que mais nos ajuda a vencer as barreiras do tempo é a tecnologia. Ela nos ajuda a ser mais eficientes a cada nova geração de computadores, celulares, smarthphones, tablets, carros, motos, helicópteros, aviões. E, ironicamente, esta tecnologia acaba nos levando para mais correria, mais trabalho, mais stress.

O que me levou a raciocinar sobre o tempo foi uma campanha publicitária. E, depois que vocês lerem, podem pensar que eu ganho para fazer propaganda da Samsung, mas infelizmente, não! Sou entusiasta da marca sul coreana (como diz meu filho: mãe, tudo aqui em casa é Sami Sungui?), mas não ganho para falar bem dela. E, na verdade, quem mandou bem foi a publicidade da marca.


Não sou publicitária, mas gosto de ver uma boa campanha, inteligente e que faz com que consumidores em potencial se sintam parte do produto. Devo estar chovendo no molhado para quem acompanha tudo de publicidade, mas acredito mesmo que a tendência é cada dia mais aproximar a rotina do consumidor ao produto, gerando conteúdo intimista e, ao mesmo tempo, prestando um serviço, uma espécie de conselho. E isto a agência que atende a Samsung no Brasil fez lindamente com a campanha do Notebook série 7 Chronos, chamada Tempo é Tudo. São três vídeos de 2 minutos e meio cada, falando da vida de pessoas comuns, de classe média, correndo contra ou a favor do tempo. Tudo isto com uma pitada de cientificismo dado pelo físico e escritor, Marcelo Gleiser.

Sem mais observações a fazer, assistam aos vídeos. Depois me contem o que acharam. Sempre tenho tempo para um bom debate de ideias.


Read More